Menu

Ferrari

31 de agosto de 2011 - Curiosidades
Ferrari

Embora a Ferrari tenha sido oficialmente fundada em 1929, sua história começa muito antes disso, em 1898. Em 18 de fevereiro desse ano, nasce Enzo Ferrari, filho do dono de uma companhia de engenharia de metais. Com dez anos de idade, o jovem Enzo é levado pelo seu pai para assistir a uma corrida de carros. Aí começa a paixão que se materializa em uma das maiores e mais respeitadas empresas de carros esportivos e de corrida do mundo. Após a morte de seu pai e seu irmão, Enzo serve ao exercito italiano na Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, consegue um emprego em uma pequena equipe de corrida, na qual era piloto de testes.

Ferrari

Ferrari

Em 1919 Enzo resolve ir para a cidade grande, muda-se para Milão, um dos maiores municípios italianos. Lá trabalha para a C.M.N., primeiro como piloto de testes e depois como piloto oficial de corridas. A partir daí o jovem piloto italiano fica entre as primeiras colocações em várias corridas, até vencer o primeiro circuito, em 1923. Foi nessa ocasião que Enzo conheceu Count Baracca, pai do lendário piloto de avião Francesco Baracca. O piloto era um herói nacional, morto em combate após vencer 34 duelos consecutivos. Baracca usava em todos seus aviões um distintivo amarelo com um cavalo empinado, pois tinha a reputação de melhor “cavaleiro” de seu time.

Ferrari Amarela

Ferrari Amarela

Ao vencer sua primeira corrida, Count Baracca pede que Enzo utilize em seu carro o brasão que seu filho colocava em seus aviões. Enzo topa, e aí começa a lenda do distintivo amarelo, com um cavalo empinado e as letras SF (Scuderia Ferrari), marca de qualidade e tradição em carros de corrida e esportivos luxuosos. Outra marca tradicional da Ferrari é a cor vermelha de seus carros. A razão disso é que nos anos 1920, a entidade que comandava as corridas (hoje se cama FIA) determinou que as escuderias italianas seriam vermelhas, as francesas azuis, as inglesas verdes, entre outras.

Nem todos os anos da Ferrari foram de glórias. Na década de 1940, a Alfa-Romeo virou a marca oficial dos carros do governo de Mussolini, que por sua vez impediu que outras escuderias corressem em nome da Itália. A Ferrari, ainda engatinhando, foi obrigada a mudar de ramo e passou a produzir peças para aeronaves. Como o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 e a queda do regime fascista de Mussolini, a Ferrari é liberada para correr e produzir carros, assim a marca é oficialmente fundada. O primeiro modelo que rodou nas ruas foi lançado em 1947, um 125 Sport. O motor era V12 de 1500 cilindradas.

Ferrari Vermelha

Ferrari Vermelha

A primeira vitória na Fórmula 1, competição que consagrou a marca, acontece em 1951 e o primeiro título de campeonato da categoria foi conquistado em 1956. Hoje a Ferrari é a maior campeã da Fórmula 1 e uma das principais equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *