Menu

Senna: Um Documentário que Vale Assistir

21 de julho de 2011 - Curiosidades
Senna: Um Documentário que Vale Assistir

A Formula 1

Grande premio de Ímola, ano de 1994, Ayrton Senna entraria em pela última vez em um carro de Formula 1. Dezoito anos mais tarde, depois daquela triste tarde de domingo, um documentário de produção britânica, traria de volta às nossas mentes a lembrança de um herói do automobilismo, um fenômeno das pistas, um verdadeiro vencedor.

Senna: Um Documentário que Vale Assistir

Senna: Um Documentário que Vale Assistir

Uma grande porcentagem da população brasileira acordava aos domingos um pouco mais cedo, só para contemplar as seguidas voltas dadas, em um circuito de corrida para automóveis, de um personagem brasileiro, conhecido por sua dedicação, disciplina e ousadia para pilotar um carro de fórmula 1. Ayrton Senna conquistou multidões, trouxe emoção para as vibrantes corridas, fez históricos inimigos e levou esperança aos seus apaixonados fãs. Senna tornou-se um mito mundial.

O Ayrton

Filme

Filme

Admirado em todo mundo, o piloto brasileiro de fórmula 1 ganhou um documentário em 2010, que retrata toda sua trajetória. Dirigido por Asif Kapadia, e produzido pela Working Title, o longa metragem relata as voltas inicias de Senna na Toleman, suas primeiras vitórias na Lottus e seus três títulos mundiais, conquistados pela tradicional equipe McLaren. Sem focar na vida pessoal do piloto, o documentário se propõe a relatar apenas o que ocorreu nas pistas, buscando mostrar a extrema dedicação de um homem em prol da perfeição. Apresenta alguém que lutava constantemente contra seu próprio limite, disposto a vencer a todos.

O filme tem início ainda nas corridas de Kart de Ayrton. Percebemos logo de cara sua paixão pela velocidade, sua cobiça por vitórias e seu descaso com a suja política do mundo da velocidade. Não há narradores contratados para o filme, todo o material fora extraído de gravações feitas pela família, arquivos de televisão e depoimentos feitos pelo próprio piloto; muitas vezes sentimos como se o próprio Senna estivesse conosco nesta viagem pela sua carreira.

O Filme

Brasil

Brasil

O ponto forte do filme é sem duvida, os conflitos políticos e internos que Ayrton Senna sofreu enquanto estava na equipe McLaren. Senna possuía inimigos, pessoas que queriam parar o piloto de qualquer maneira, ainda que fosse até mesmo fora das pistas. Sua guerra pessoal com o piloto francês Allan Prost é mitológica. Os dois gênios do automobilismo se odiavam, viviam para vencer um ao outro, travavam duelo a parte. Outro inimigo de Ayrton era o compatriota de Allan e presidente da FIA na época, Jean Marie Balestre, o qual tirou um título ganho na pista pelo brasileiro, usando sua força política.

O retrato da morte de Senna pelo documentário gera emoção. A frieza como é mostrado o acidente, a quase premonição da falência do piloto naquele memorável fim de semana choca qualquer pessoa. O longa relata a dor de um povo ao perder seu ídolo, as dores dos familiares ao perder seu campeão e até o abatimento de um inimigo ao perder seu yang. Quem viveu a era Senna, com certeza irá se emocionar.

Quem admirava Ayrton Senna, ou até mesmo aqueles que desejam conhecer um pouco da história de um ídolo brasileiro e mundial, deve assistir a este bem feito e produzido documentário.

Rodolpho Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *