Parachoque de Fusca

O fusca teve sua produção iniciada na Alemanha em 22 de junho de 1934 pela Ferdinand Porsche. Foi o primeiro carro da marca e iniciou sua história conhecido como Volkswagen, nome que como pode se notar, deu origem à montadora.

Com o começo da Segunda Guerra Mundial, o carro tinha um caráter militar de transporte, e por isso acabou tendo seu modelo reestruturado para ganhar mais resistência e poder ser usado na guerra. Ao final dela, ele recebeu novamente modificações, e assim começou a ser fabricado e vendido para todo o mundo.

Um Começo Não Tão Brilhante

Parachoque de Fusca

Parachoque de Fusca

Ao contrário do que muitos pensam nos dias de hoje, o fusca nem sempre foi um dos  carros mais baratos. O início de sua produção foi caracterizado pelo baixo volume de vendas devido a diversos fatores como por exemplo, o embargo de alguns países contra os produtos alemães, o design inovador (motor traseiro e principalmente o formato arredondado) entre outros. Como a falta de uma larga escala de produção acarreta preços mais altos, o problema se tornou recursivo e as vendas difíceis de emplacar.

Mas, graças à poderosa e simples mecânica envolvida no fusca e consequente maior resistência aos defeitos e panes, ele rapidamente ganhou a fama de “super carro”. Este fato aliado ao excelente marketing feito pela Volkswagen na época, fez com que as vendas emplacassem e muitas fábricas fossem abertas e espalhadas pelo mundo inteiro. Com isso, ele finalmente se tornou um dos carros mais populares e desde então foram produzidos em sua história, mais de vinte e um milhões de fusca até ele parar de ser fabricado.

E Surge um Novo Problema: A falta de Peças

Depois de viver seu auge, o fusca foi aos poucos parando de ser produzido e atualmente nenhuma fábrica produz mais fuscas e/ou utensílios originais para ele. E apesar da enorme quantidade produzida de equipamentos até hoje, atualmente ele se tornou um modelo que sofre com a escassez de peças.

Apesar de existirem produtos paralelos que podem substituir os originais, outro grande problema é a qualidade inferior em relação às peças de fábrica. Além da dificuldade de achar as peças originais, devido à raridade delas, o preço está cada vez maior e restaurar um carro, como é um hábito de muitos colecionadores, está ficando cada vez mais difícil e caro.

A Importância do Parachoque

O parachoque é um dispositivo de segurança do carro. Como o próprio nome diz é usado para absorção de choques. O Fusca pode apresentar parachoque traseiro e/ou dianteiro. Normalmente são classificados e vendidos pelo ano, mas existem diversos tipos e modelos como goleirinha, mexicano, saboneteira entre outros. Atualmente está na moda “tunar” os veículos inclusive, os da marca Fusca. Com isso os parachoques se tornaram objetos com design, e podem ser encontradas diversas variedades de venda para eles ou então como opção de upgrade.

Deixe um Comentário

Politica de Privacidade