Primeiros Socorros no Trânsito

É extremamente grande o número de veículos que diariamente circulam pelas ruas, avenidas, rodovias e estradas do país. Por conta disto, grande também é o número de acidentes de trânsito que ocorrem todos os dias nestas mesmas avenidas, estradas, ruas e rodovias brasileiras.

Desta forma, é de extrema importância o conhecimento das pessoas a aplicação dos primeiros socorros no trânsito, a fim de que se possa minimizar os efeitos dos acidentes de transito e evitar, assim, a ocorrência de um número maior de mortes ocasionadas por conta destes acidentes envolvendo os carros, motos, ônibus ou qualquer outro veículo que circule pelos estados e municípios brasileiros.

primeiros socorros-1

Primeiros Socorros no Trânsito

É muito importante que os motoristas saibam como aplicar os procedimentos de primeiros socorros de trânsito, para que tenham condições de agir em caso de ocorrências de acidentes de trânsito, o que ajudará a salvar vidas de pessoas, vítimas de colisão de veículos, ou qualquer outro tipo de acidente que venha a ocorrer no trânsito.

A importância de um motorista conhecer e saber aplicar os procedimentos de primeiros socorros no trânsito, pode se evidenciar ainda mais, para os casos de acidentes que acontecem nas estradas afastadas das áreas urbanas, visto que se trata de locais de difícil acesso para as viaturas de socorro. Assim, enquanto as viaturas de resgate não chegam ao local do acidente, o motorista que tiver o conhecimento dos primeiros socorros no trânsito, poderá oferecer primeiramente, ajuda às vítimas.

É de se destacar que houve um tempo em que a autoridade máxima de trânsito no Brasil, o CONTRAN (Conselho Nacional de Transito brasileiro), tornou obrigatória a presença de um kit de primeiros socorros de trânsito em todos os veículos, como forma de reduzir o número de mortes e sequelas causadas por conta de acidentes de trânsito.

primeiros socorros-2

Kit Médico

No entanto, esta determinada regra não vigorou por muito tempo, e foi, portanto, revogada pelo CONTRAN , sob o principal argumento de que não basta o motorista ser obrigado a manter em seu veículo o chamado kit de primeiros socorros para trânsito, sem conhecer na prática as táticas de salvamento de vidas no trânsito. Daí, portanto, a necessidade de se treinar os motoristas, para que possam conhecer as regras de salvamento no trânsito, o que certamente contribuiria para o salvamento de vidas de vítimas de acidentes de trânsito.

primeiros socorros-3

Como Proceder

Então, se você é motorista, é de extrema importância que faça um curso de primeiros socorros, passe a conhecer as táticas de salvamento de vidas no trânsito, o que irá proporcionar reais condições para que você ajude a salvar vidas, prestando o atendimento médico inicial às vítimas de acidentes de trânsito, antes da chegada das equipes de salvamento.

Deixe um Comentário

Politica de Privacidade