Menu

Fiat 147: Uma Lenda

28 de maio de 2011 - Fiat
Fiat 147: Uma Lenda

Quando pensamos em carros produzidos na década de 80, logo nos lembramos de um modelo popular da Fiat que até hoje pode ser visto em nossas ruas, o Fiat 147 marcou uma geração. Querendo conquistar mercado na América do Sul e visando o crescente mercado consumidor brasileiro da época, a montadora italiana Fiat inaugurou sua primeira fábrica em Betim, Minas Gerais, região metropolitana de Belo Horizonte.

Fiat 147 Uma Lenda

Pretendendo repetir o sucesso que tivera no mercado europeu, na década de 70, com o antigo modelo 127, que logo em seu lançamento fora considerado o carro do ano italiano pela imprensa especializada, a montadora trouxe para o país uma versão do carro que seria sucesso de vendas no Brasil. O pequeno carro de passeio, com espaço para quatro pessoas, ganhou o coração dos brasileiros. Derivado de um modelo italiano, o Fiat 147 logo desbancou carros como o Chevette, fusca e Brasília, que para a época, apresentavam uma tecnologia inferior. O veiculo era considerado ágil para o transito caótico das cidades grandes e aos poucos os consumidores começaram a gostar do simpático e funcional Fiat.

Fiat 147 Uma Lenda

O veiculo é considerado pioneiro em diversas formas em nosso país. Foi o primeiro carro a apresentar motor transversal, primeiro com coluna articulada, primeiro carro a álcool produzido no mundo, primeiro carro brasileiro a apresentar estepe junto ao compartimento do motor e primeiro a apresentar pára-choques de polipropileno.
Ao contrário dos favoritos da época, Fusca e Brasília, o Fiat 147 apresentava refrigeração à água e o comando de válvulas acionado por correia dentada, objeto que fora causador de grandes transtornos para os proprietários, pois possuía baixa durabilidade, e sua quebra danificava as válvulas do carro.

Fiat 147 Uma Lenda

Até hoje é possível ver modelos deste carro andando por nossas estradas, o Fiat 147 é o símbolo de uma época em que os carros começaram até grande relevância no mercado econômico, sendo também marca registrada nas mentes daqueles que o tiveram como o primeiro carro de suas vidas. O Fiat 147 é uma lenda.
Autor: Rodolpho Araujo Medeiros

Uma opinião sobre “Fiat 147: Uma Lenda

Glaucia

Eu quero um fiat uno 147 …. sempre foi minha paixao!

Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *