Menu

Fiat Uno

13 de maio de 2011 - Fiat
Fiat Uno

O Modelo

Este modelo da montadora Fiat que por diversas vezes foi ameaçado sair de linha, resiste ao tempo e continua entre os mais vendidos e um dos maiores sucessos do mercado automobilístico nacional. Lançado no Brasil em 1984, para ser o sucessor do criticado Fiat 147, trazia em seu projeto atual inovações e mantinha algumas características do 147, como a colocação do estepe no cofre do motor, ao contrário de todos os veículos da época, que mantinham o estepe no porta-malas, tendo que esvaziar as possíveis malas no momento da utilização do pneu sobressalente.

Fiat Uno

Fiat Uno

No entanto, o Fiat Uno em seu modelo revigorado denominado de novo Uno, que ocorreu em 2010, no presente momento vive uma situação excelente e no mês de fevereiro de 2011 superou a quantidade de mais de 20.000 veículos vendidos, batendo o seu principal rival, o Volks Gol. Ao contrário do seu lançamento na Itália, que praticamente foi simultâneo no Brasil, em 1983 e 1984, respectivamente, o novo Uno, já não se trata de um projeto inédito no mundo automobilístico, pois deriva em grande parte do Fiat Panda, no entanto, agradou em cheio ao gosto brasileiro e reaqueceu as suas vendas grandemente.

Economia

Lançamento

Lançamento

Trata-se de um modelo econômico e barato e que agrega um “nível de personalização” inédito, pois pela internet, você pode montar o seu veiculo de acordo com a sua preferência, algo realmente inovador e único no segmento. O novo Uno foi projetado em parceria com o Centro Estilo Fiat para América Latina (no Brasil) com o Centro Estilo Fiat da Itália, onde este novo projeto deveria manter a economia, fácil manutenção, preço baixo, robustez e grande aproveitamento de espaço, além de manter o design do Uno anterior, mas com formas arredondadas.

No entanto, no novo Uno, chegou-se ao projeto de um “Quadrado com Curvas”, um design novo, inovador que apesar de continuar sendo um hatchback (traseira reta) compacto, alia um visual muito moderno. Porém um das características do antigo Uno, o estepe no cofre do motor, foi alterado e no novo Uno, o pneu sobressalente localiza-se no porta-malas, porém não interferindo na capacidade de 280 litros.

As Mudanças

2011

2011

Outra mudança que aconteceu foi com relação ao limpador de pára-brisas, que anteriormente era constituído de uma única peça e no novo Uno deu lugar a um com duas paletas. Uma outra característica deste novo Uno é a de que as vendas dos veículos com cores chamativas predominam sobre as cores mais sóbrias, como prata ou preto.

Mais de 60% das vendas são nas cores chamativas e representa uma tendência do mercado, onde os consumidores mais novos, principalmente os nascidos depois de 1980, preferem-na. Normalmente, em outros modelos a cor preta e prata, representam cerca de 60% das vendas, enquanto que no Uno estas cores representam apenas 40% das vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *