Menu

Simulador de Seguros de Automóveis

22 de maio de 2011 - Seguro
Simulador de Seguros de Automóveis

Nos dias atuais, ter um seguro deixou de ser excesso de zelo para ser prioridade, item essencial, seja seguro de vida, residencial ou automotivo.

Podemos chegar a dizer que tais despesas já se integram às despesas de grande parte dos brasileiros, que mesmo relutantes,  críticos com relação aos valores cobrados, preferem fazê-los a viver no “risco”.

Mas como funciona um simulador de seguros de automóveis? O que é considerado para se obter determinado valor?

Estas respostas tentarei respondê-las de forma objetiva neste artigo.

Simulador de Seguros de Automóveis

O conceito simplista de “seguro” é: o interessado paga um valor chamado “Prêmio” à seguradora e caso um evento coberto pelo seguro ocorrer, a seguradora pagará uma indenização ao segurado.

No Brasil, temos o seguro obrigatório, chamado de DPVAT (Seguro de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre), que é exigido no momento em que se regulariza a documentação do veículo, e o seguro particular, que é opcional do proprietário do bem.

O DPVAT possui o mesmo valor em todo território nacional, no entanto, o valor do seguro particular pode sofrer uma variação muito grande entre as várias seguradoras existentes no mercado brasileiro.

Seguros automotivos com as mesmas características e para o mesmo condutor podem ter grandes diferenças, que chegam até a 200%.

Simulador de Seguros de Automóveis

Basicamente, o valor do seguro implica em vários itens de “risco”, como idade do condutor, local de moradia, condições do veículo (se possui itens de proteção a roubos) entre outros, e a grande diferença de preços entre as seguradoras baseia-se em grande parte, por estatísticas e experiências internas destas empresas, como também por estratégias de marketing.

Os valores dos seguros costumam ser analisados mensalmente e pode acontecer de um veículo no mês anterior apresentar um valor bem superior ao preço de hoje.

Tais valores são dinâmicos, mudam com bastante frequência e de acordo também com a quantidade de furtos e roubos de determinado modelo de carro, pode-se ter grandes diferenças de um para outro período, pois é de conhecimento que determinados modelos são os alvos preferidos pela criminalidade, e é natural que tais modelos apresentem um cálculo mais caro para o seguro.

Muitas seguradoras conhecedoras de tais estatísticas chegam a cobrar bem acima da média, com o intuito de realmente não fazerem o seguro para determinado bem, pois tal veículo é visto como “potencial” sinistro.

Simulador de Seguros de Automóveis

Portanto, antes de fechar um seguro automotivo, é imprescindível que se pesquise em várias seguradoras e, de preferência, com os mesmos riscos segurados, pois a concorrência existente pode lhe proporcionar valores bem diferentes e acarretar com isto, uma economia significativa para o orçamento doméstico.

Com a internet, tais pesquisas ficaram muito fáceis, visto que grande parte das seguradoras disponibiliza em seus sites os simuladores de seguros dos veículos, bastando calcular e encontrar aquele que mais se adapte às suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *