Menu

O Trânsito em São Paulo

14 de maio de 2011 - Trânsito
O Trânsito em São Paulo

O Trânsito

Caótico, talvez este seja o mais correto adjetivo para o trânsito na cidade de São Paulo, constituído de enormes congestionamentos, muitas vezes com quilômetros de distancia, fazem com que os motoristas passem grande parte do dia presos em seus veículos.

O Trânsito em São Paulo

O Trânsito em São Paulo

Se não bastasse os problemas existentes no dia-a-dia, sejam pessoais ou profissionais, os motoristas paulistanos ainda tem o forte estresse causado pelo trânsito e o carro que deveria ser algo para facilitar à vida do usuário, tem sido um dos maiores motivos para o seu nervosismo, pois preso no interior do veiculo, vê-se totalmente impotente e irritado com tudo e com todos.

Pessoas perfeitamente equilibradas, muitas vezes no trânsito mudam totalmente o comportamento, ainda mais após enfrentar graves congestionamentos, onde acontece de xingar, buzinar e até mesmo brigar com outros motoristas. Tais desequilíbrios, muitas vezes são causados principalmente pelo estresse de se ficar várias horas do dia presos no veículo e sozinho, sem a presença de alguém para dialogar e sem condições de se chegar ao possível destino em um período de tempo curto, mesmo em distâncias pequenas.

Congestionamentos

Cidade

Cidade

Os congestionamentos provocam desgastes não apenas nos veículos, como principalmente nos motoristas, que já trazem em si, uma alta carga emocional causada pelos problemas diários e ainda necessitam enfrentar todo o nervosismo causado por um congestionamento. O que acontece em São Paulo e também outras grandes cidades brasileiras, é que a frota de veículos cresce acima da média, pois a cada mês são milhares de novos veículos postos para circular em São Paulo.

A razoável situação financeira atual do brasileiro possibilita comprar um segundo veículo para a família ou o primeiro veículo, fazendo com que a quantidade mensal de novos automóveis colocados em nossas estradas seja extremamente grande. No entanto, possuir um carro novo e confortável em uma cidade grande não é unicamente status, mas sim necessidade, pois sabedor que enfrentará trânsitos estafantes, um veiculo com mecânica confiável e opcionais como ar-condicionado, aparelho de dvd, entre outros aparatos, pode minimizar os efeitos nocivos do estresse do trânsito.

O Problema

Pesquisa

Pesquisa

Outro grande problema causado pelos congestionamentos, é o risco de assaltos, pois o veículo estando “preso” por todos os lados, facilita muito a ação de criminosos que podem se aproveitar do veículo parado e roubar o motorista tranquilamente, que não terá o que fazer a não ser sucumbir a tal ação delituosa.

Realmente, os congestionamentos tão comuns em grandes e médias cidades, acarretam grandes transtornos para os motoristas e com certeza, não há solução exeqüível visto que os meios de transporte coletivos, que poderia diminuir a quantidade de veículos em nossas ruas, normalmente, não oferecem condições satisfatórias de uso. Aumenta-se o numero de veículos e a quantidade de ruas e avenidas continuam sempre as mesmas, o que acarreta que tal problema, tende sempre a se agravar, por mais que os engenheiros de tráfego se empenhem o máximo para reduzir tais dificuldades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *