O Que é Nitro?

O óxido nitroso (N2O) é um gás incolor. Sua composição possui duas moléculas de nitrogênio e uma de oxigênio. É manuseado somente em forma de gás e ficou conhecido como gás do riso ou gás hilariante, pela capacidade que tem de fazer com que as pessoas sujeitas a altas dose da substância tenham ataques de riso, característica explorada amplamente no cinema norte americano. O óxido nitroso também é conhecido simplesmente como nitro e é altamente utilizado em automóveis.

Sistema de Nitro

Sistema de Nitro

O nitro ficou famoso e foi se tornando cada vez mias popular entre os fãs de automóveis, especialmente dos carros “tunados”, no século 21, após o lançamento de jogos como o Need For Speed e de filmes como Velozes e Furiosos, além da expansão da cultura rapper norte americana. Tanto nos jogos quanto nos filmes, os carros com nitro são indispensáveis para o melhor desempenho das máquinas nas corridas de rua entre pilotos amadores, geralmente jovens. Em Velozes e Furiosos, o bom uso do nitro é um dos principais responsáveis pela vitória do protagonista na grande corrida do fim do longa metragem.

O gás é utilizado em carros com o intuito de aumentar a potência, e sua aplicação é feita em motores de combustão interna. O nitro aumenta a quantidade de oxigênio injetada nas câmaras de combustão, o que eleva a quantia de combustível queimado nas mesmas. Quando o gás entra no coletor de admissão, tem sua temperatura reduzida, assim como a do combustível, que, por conseguinte, se torna mais denso.

Carro Liberando Nitro

Carro Liberando Nitro

A vantagem do nitro em relação aos motores turbinados é sua utilização, que ocorre apenas quando o motorista deseja, ao apertar um botão. Se bem instalado, o nitro pode chegar até 600hp. Geralmente, os kits do gás para carro acompanham com um manual. Caso este seja seguido corretamente, o N2O não apresenta riscos ao motor do automóvel, outra vantagem em relação ao turbo. Se estiver cheio, o nitro pode proporcionar até 60 injeções. Recomenda-se o uso de um aparelho específico, chamado de manômetro, para conferir se está tudo certo com o gás. Para não danificar o motor e garantir a segurança do motorista e dos passageiros, o gás nitroso deve ser utilizado apenas a partir da segunda marcha e por uma duração de, no máximo, 20 segundos. Caso contrário, fica difícil frear o carro em esquinas, o que pode causar graves acidentes.

Galão de NOS

Galão de NOS

Ao contrário do que muitos pensam, o uso de nitro em carros comuns não é ilegal no Brasil. Uma nova legislação permite a utilização do gás, desde que aumente apenas até 10% da potência do veículo. Porém, não basta sair comprando o kit e instalando. É necessário passar por um processo burocrático no DETRAN para conseguir autorização para tunar o carro. Do contrário, é fácil levar uma multa e alguns pontos na carteira de habilitação.

Deixe um Comentário

Politica de Privacidade